AltoQi

Aprimoramento do detalhamento de pilares

Escrito em 19 de fev de 2018 por: , na categoria: Melhorias em recursos, Release 2

Seguindo a linha de recursos que visam otimizar e aprimorar os detalhamentos gerados pelo programa, agora o Eberick permitirá visualizar a armação dos pilares com mais detalhes. Para isso, foi incluído o desenho das vistas laterais para as direções “B” e “H” do pilar, incluindo a representação das armaduras longitudinais, estribos, armaduras de esperas para pilar superior (com tratamento dos desvios verticais) e a visualização simplificada da viga nos casos de esperas compartilhadas entre a viga e pilar (casos de pilar com giro). Além disso, aproveitamos para fazer uma reorganização das informações contidas no detalhamento, sempre com o objetivo de torná-lo ainda mais eficiente.

Figura 1 – Detalhamento do pilar com vistas

 

Para incluir as vistas no detalhamento basta marcar a configuração correspondente no menu “Configurações – Detalhamento – Pilares”, botão “Detalhamentos”:

Figura 2 – Configuração para inserção das vistas no detalhamento de pilares

Destacamos que a inclusão das vistas será realizada para o detalhamento de pilares do pavimento. No momento não se aplica aos detalhamentos de pilares inclinados e pilares em prumada.

Se você gostou do conteúdo acima leia também

Comentários

15 respostas para “Aprimoramento do detalhamento de pilares”

  1. ROGER SCAPINI MARQUES disse:

    Excelente, mas, na minha opinião, poderia ter a opção de colocar apenas uma vista. A segunda vista é desnecessária e ocupa um espaço significativo na prancha.
    As linhas de continuidade da forma acima do nível 280 são mesmo necessárias? Será que não vão gerar confusão? Elas poderiam ser tracejadas.

    • Engº Ronaldo Parisenti disse:

      Boa tarde Roger,
      – Para algumas seções de pilares, a segunda vista pode ser útil – casos de rotações, pilares inclinados, etc (embora de fato nem sempre sejam necessárias). No momento, há opção de incluir ou não as vistas, porém não isoladamente.
      – A linha que representa o pilar superior é “separada” da inferior, ou melhor, ela representa a seção do pilar superior de fato embora utilize mesmo nível de desenho (no exemplo do post, os pilares possuem mesma seção, porém o desenho sairia em outra posição caso o pilar acima tivesse seção diferente). Com o preenchimento (hachura), acreditamos que já estará diferenciando as seções e não deverá gerar confusão. Contudo, vamos acompanhando os retornos.
      Agradecemos as sugestões.

    • RENATO AURELIO CAPURUÇO COSTA disse:

      As linhas acima do nível 280… eu não vejo problema, dentro da filosofia do detalhe proposto. Eu gostaria mesmo de ver é o detalhamento de toda a prumada, justaposta, como “antigamente” se fazia. Mas, vai ver estou ficando… velho … até porque, se a concretagem se realiza por pavimentos… hoje eu questiono como se fazia, se realmente era necessário, se não era apenas uma maneira de facilitar a prodção dos desenhos que eram feitos manualmente. Enfim…

  2. ROGER SCAPINI MARQUES disse:

    A respeito dos pilares em prumada, há dois problemas recorrentes que nunca foram resolvidos:
    1-O resumo de materiais por pavimento sai errado;
    2-A altura das prumadas é muito maior do que a realidade, atrapalhando a organização dos detalhes na distribuição automática dos mesmos nas pranchas.

  3. JEANCARLO RIBAS disse:

    Concordo com o Roger… As linha azuis externas acima do nível 280 precisam ser tracejadas, bem como a possibilidade de escolher quais vistas serão detalhadas. Outra questão é a perspectiva de detalhar os estribos ao lado da seção e não abaixo (em pilares longos os estribos acabam ficando abaixo da linha divisória dos pavimentos, gerando retrabalho na edição).

    • Engº Ronaldo Parisenti disse:

      Boa tarde JeanCarlos,
      Em relação ao detalhamento dos estribos ao lado ou abaixo da seção, verifique se a Configuração – Detalhamento – Pilares, opção “Otimização” pode ajudar. A princípio, com estas opções deveria ser possível controlar se o detalhamento dos estribos sairá ao lado ao abaixo da seção (há opções para deixar o programa resolver a melhor escala de desenho ou controlar manualmente desligando tais opções).

  4. CLD ENGENHARIA LTDA ME disse:

    Muito bom,
    Mas gostaria de saber como ficam estes detalhamentos dos pilares em prumadas.

  5. ANTONIO LUIZ MARQUES PEREIRA disse:

    Meus Parabéns a equipe do Eberik Next, ótimo aprimoramento refinando aos detalhes dos desenho de pilares ficando assim mais apresentável o projeto.
    Gostaria de saber se vocês pensam em mexer com as armações dos blocos e cortes das formas.

    • Engº Ronaldo Parisenti disse:

      Boa tarde Antonio,
      Obrigado pelo retorno.
      Aproveitando, estão previstas melhorias para a planta de formas. Contudo, em relação ao corte da forma que você cita – é possível explanar mais sobre isso?
      Também em relação as melhoria das armações dos blocos, é possível especificar?

  6. DAWSON EMERSON BAIAO PESSOA disse:

    Micheli boa tarde. Gostaria que os detalhamentos de ferragens mínimas para blocos fossem com estribos fechados no lado B e H ou seja 4×2 diàmetro de 6.3 mm pois na apresentação hoje tem blocos que só tem 1 ferro em cada sentido, precisando sempre que editá-los.

  7. IVAN BUENO disse:

    Gostei do recurso, mas penso que se o mesmo não estiver também disponível para os Pilares em Prumada, onde aí sim se torna muito mais útil e interessante para a obra, é um recurso paliativo, me soa incoerente ter o recurso apenas por pavimentos. Espero ver o recurso completo implantado, ou seja, também para os Pilares em Prumada.

  8. MAYCON SOUZA DE ARRUDA disse:

    QUANDO ESTARÁ DISPONÍVEL???

Deixe uma resposta