AltoQi

Dimensionamento de continuidade com armadura dupla em lajes para P.E.

Escrito em 16 de maio de 2018 por: , na categoria: Melhorias em recursos, Release 3

Foi implementado o recurso que permite dimensionar e detalhar a armadura dupla nas continuidades de lajes nervuradas e maciças para situações de pequena excentricidade (P.E.) – quando o esforço axial é preponderante. Nessas situações, nas versões anteriores era emitida uma mensagem de erro (ainda que ocorressem com menor frequência). Agora, para estas situações de P.E. o programa verifica a armadura existente e, caso necessário, adiciona armadura inferior na continuidade.

Entre os objetivos desta melhoria citamos a resolução de situações de projeto como, por exemplo, quando há a consideração dos efeitos de temperatura e retração, em que existem esforços axiais nos apoios do painel da laje.

Quando for necessário adicionar armadura inferior na continuidade (situação menos comum), o detalhamento será realizado juntamente às armaduras positivas, sendo indicado um detalhe ao lado da planta de lajes:

Figura 1 – Detalhamento da armadura inferior de continuidade

Figura 2 – Detalhe da armadura adicionada

Notas:

  • Somente serão adicionadas armaduras dentro do limite para evitar seções superarmadas.
  • Não foram realizadas modificações no dimensionamento para situações de grande excentricidade.
Se você gostou do conteúdo acima leia também

Comentários

3 respostas para “Dimensionamento de continuidade com armadura dupla em lajes para P.E.”

  1. CARLOS VAZ DE OLIVEIRA disse:

    Muito bom, já tive que detalhar manualmente algumas vezes.

  2. ROGER SCAPINI MARQUES disse:

    Muito interessante, mas sabe outra coisa que faria muita diferença? O Eberick poderia calcular as armaduras negativas considerando apenas a seção da nervura. Ou poderia permitir ao usuário configurar o quanto da capa e quanto da nervura deves ser considerados no dimensionamento. Muitas vezes não conseguimos dimensionar a armadura das continuidades por causa dessa LIMITAÇÃO do programa.

Deixe uma resposta