AltoQi

Hachura automática nas fundações – Parte 1: Locação

Escrito em 16 de mar de 2018 por: , na categoria: Melhorias em recursos, Release 3

Seguindo a linha de recursos que visam aprimorar os detalhamentos do programa foi criada uma opção para gerar a hachura das fundações na planta de locação:

Figura 1 – Planta de locação atual

Figura 2 – Planta de locação com blocos hachurados

Através deste recurso será possível hachurar blocos, sapatas e tubulões na planta de locação.

Figura 3 – Planta de locação com sapatas hachuradas

Para incluir as hachuras das fundações na planta de locação basta marcar as configurações correspondentes no menu “Configurações – Planta de locação”:

Figura 4 – Configuração para hachurar vigas no detalhamento de lajes

A continuidade desta melhoria será fazer o mesmo tratamento no detalhamento individual dos blocos, tubulões e sapatas. Após isso, também serão inseridos na planta de formas (integrando-os com as vigas baldrames, quando for o caso).

 

Se você gostou do conteúdo acima leia também

Comentários

9 respostas para “Hachura automática nas fundações – Parte 1: Locação”

  1. DAWSON EMERSON BAIAO PESSOA disse:

    Prezados da AltoQi, gostaria de saber quando vão melhorar as armaduras de blocos de fundação, pois geralmente no bloco com um tubulão aparece 1 (um) ferro em um sentido e no outro. Não seria melhor que este bloco de um tubulão ou estaca tivesse 4 estribos mínimo (de diãmetro de 6,3mm) nos dois sentidos fechando o bloco de coroamento sobre o tubulão/estaca?

    • Engº Ronaldo Parisenti disse:

      Bom dia Dawson,
      Podemos propor uma configuração com quantidades mínimas de armadura – que existe para demais formatos de blocos, porém não está sendo aplicado ao de uma estaca. Por hora, registrei seu pedido desta forma.

  2. PRIXMA PROJETOS E OBRAS LTDA - ME disse:

    ESTA FICANDO CADA VEZ MELHOR!!!!

  3. WALDOMIRO COLAUTTI JUNIOR disse:

    Conforme mencionado, na “continuidade desta melhoria será fazer o mesmo tratamento no detalhamento individual dos blocos, tubulões e sapatas”, gostaria de aproveitar para sugerir a possibilidade de indicarmos, neste mesmo detalhamento (nos cortes), uma camada de lastro de concreto sob os blocos e sapatas. Entendo que poderia ser criada uma configuração nos dando a possibilidade de adotarmos ou não o lastro de concreto e caso afirmativo que fossem editados campos como espessura da camada, fck (se necessário), tipo de hachura, entre outras informações. Evidentemente que além do detalhamento do lastro, as informações também deveriam aparecer no detalhamento, tipo as informações que podemos indicar junto às sapatas.

    • Engº Ronaldo Parisenti disse:

      Boa tarde Waldomiro,
      Sugestão de incluir o lastro registrada.
      Visando contribuir, talvez já utilize a opção, mas… …em relação a inclusão de informações no detalhamento da sapata, atualmente há opções para incluir indicação da “capacidade de carga do solo” e “peso específico do solo sobre sapata” (disponível em configurações – Detalhamento – Sapatas).

  4. AGLIBERTO DE ARAUJO COSTA disse:

    Recurso muito bem vindo, pois melhora bastante os nossos detalhamentos.
    Estamos ansiosos para podermos lançar e dimensionar vigas e pilares com seções diversas.
    Quando teremos estas opções…

  5. ROGER SCAPINI MARQUES disse:

    Legal, o projeto fica mais apresentável. Mas, pessoal, falando muito seriamente, quando a AltoQi vai resolver o INADMISSÍVEL problema dos apoios sobrepostos??? Aproveito para lembrar que esse problema também ocorre em vigas que atravessam paredes de concreto. Sério, pessoal? Estão fazendo tantas mudanças estéticas e perfumarias no programa, e deixam coisas importantes que afetam o resultado prático do projeto de lado? É brincadeira isso???

    • Engº Ronaldo Parisenti disse:

      Boa tarde Roger,
      A princípio, estas deveriam ser situações pouco comum e, nestes casos, o programa avisa para que seja verificado se o lançamento é o desejado de fato (em geral o usuário deve verificar e, se for o caso, editar as larguras do vão e nós da viga).
      Contudo, anotamos para avaliar soluções para os próximos releases (observamos seu pedido neste e em outros post deste blog em relação a isso).

Deixe uma resposta