AltoQi

Melhorias na visualização dos resultados no pórtico unifilar

Escrito em 21 de fev de 2018 por: , na categoria: Melhorias em recursos, Release 2

A partir do próxima release, estarão disponíveis melhorias nos recursos de visualização de esforços e deslocamentos do pórtico unifilar. Especialmente devido aos novos recursos como modelo integrado de análise (que agora carrega mais informações, como a grelha da laje**), e às soluções de análise dos efeitos dinâmicos do vento (vibração), foi verificada a necessidade de melhorias de performance – obtida a partir das melhorias implementadas, conforme você poderá observar com o uso* da ferramenta.

Complementando as melhorias destacadas acima, também foi incluído o recurso para visualizar os deslocamentos em cada direção nos nós do pórtico unifilar, como você poderá observar no exemplo da figura a seguir.

Figura 1 – Deslocamentos em cada direção no pórtico unifilar

* De uma maneira geral, o desempenho de ferramentas  como pórtico 3D, unifilar e grelha das lajes passam a ser mais dependentes da performance dos recursos de vídeo (em geral, placas de vídeo dedicadas apresentam melhor performance).

** Foi disponibilizada a opção para desligar as grelhas das lajes no pórtico, disponível em “Configurações – Entrada gráfica – Lajes – Representar barras na grelha”. No momento isso permitirá acessar o pórtico unifilar sem as lajes nos casos de projetos de maior porte e em situações em que os equipamentos (computadores) não possuírem recursos gráficos suficientes.

Se você gostou do conteúdo acima leia também

Comentários

6 respostas para “Melhorias na visualização dos resultados no pórtico unifilar”

  1. ROGER SCAPINI MARQUES disse:

    Recurso interessante para quem precisa fazer análises mais criteriosas, mas de pouca relevância para o uso normal. Gostaria de sugerir a remoção do desnecessário botão OK nessa local fixo. Pode acabar atrapalhando. Tomem como exemplo a caixinha do comando Medir.

  2. ROGER SCAPINI MARQUES disse:

    Correção do texto acima (está complicada essa interface que não permite correções!):
    Recurso interessante para quem precisa fazer análises mais criteriosas, mas de pouca relevância para o uso normal. Gostaria de sugerir a remoção do desnecessário botão OK e o posicionamento da caixa num local fixo. Pode acabar atrapalhando. Tomem como exemplo a caixinha do comando Medir.

  3. CONSOLIDA ENGENHARIA E ASSESSORIA LTDA - EPP disse:

    Melhorias no pórtico unifilar são sempre bem vindas, poderiam aproveitar e incluir uma visualização de modo mais “clássico”, apenas linhas e nos picos o valor escrito do esforço, no mesmo estilo que um Ftool, consumiria consideravelmente menos o computador. E também, antes de gerar o pórtico ser possível escolher quais pavimentos gerar, assim caso precise analisar alguma situação mais específica não necessitaria gerar o pórtico todo, isso pouparia também bastante principalmente em edifícios mais altos.

    Outra sugestão seria a possibilidade de indicar o esforço ou deslocamento máximo para a escala, ao invés de apenas a porcentagem relacionada a ele.

  4. RENALDO MENDES DO NASCIMENTO disse:

    O recurso é interessante, entretanto precisam avaliar melhor o programa antes de liberar para utilização, estou com diversos problemas no software após a instalação do release 02 e um deles é que quando abro o pórtico unifilar e vou fecha-lo o programa se fecha automaticamente, um absurdo essas coisas.

    • Engº Ronaldo Parisenti disse:

      Boa tarde Renaldo,
      Especialmente os recursos de 3D (Pórtico, Unifilar, Grelha…) utilizam recursos da placa de vídeo e, ainda que sejam indesejados, identificamos situações especificas de problemas que ocorreram em alguns computadores e outros não. Algumas vezes a solução foi simples, atualizando o driver ou alterando as configurações da placa de vídeo. Outras vezes pode ser necessário incluir melhorias de desenvolvimento (isso pode ocorrer tanto para placas de vídeo mais novas quanto mais antigas).
      Uma vez que verificamos com o suporte da AltoQi que não houve contato a respeito deste problema, sugerimos contato com http://suporte.altoqi.com.br para melhor análise da situação.

  5. IVAN BUENO disse:

    Melhoria bem vinda, sem dúvida. Ainda sinto certa dificuldade em “capturar” (selecionar) o trecho da barra do pórtico que quero ver. Sinto a mesma dificuldade em dois computadores distintos. Sugiro a melhoria nessa seleção, que hoje, a meu ver, é muito delicada.

Deixe uma resposta