Otimização da planta de formas
Conforme informado no post sobre as Diretrizes do Eberick 2108 Next, dentre os recursos que estão sendo implementados citamos a otimização e aprimoramento de detalhamentos, que contarão com recursos para que sejam gerados de forma ainda mais eficiente e completa.
A primeira etapa de tais otimizações corresponde ao aprimoramento de critérios e novas configurações para a geração automatizada da planta de formas, acerca da posição dos textos de lajes, vigas e pilares. No caso das lajes, a configuração para otimização da posição da simbologia permanece a mesma, porém os critérios de otimização foram aprimorados. Antes, a simbologia das lajes era reposicionada para evitar sobreposição com linhas das seções de pilares e vigas, representações de cargas e aberturas. Agora, além destes elementos, a posição da simbologia também levará em conta todos os textos da forma, evitando a sobreposição da simbologia com estes elementos.

Figura 1 – Planta de formas antes e depois das otimizações implementadas
Em relação aos textos das vigas e pilares, além das otimizações descritas acima, foi implementado ainda um critério adicional para posicionamento do texto usando um indicador, que poderá ter um afastamento de até 4 vezes em relação à altura do texto da viga. Este afastamento é definido pelo usuário, através da nova configuração criada:

Figura 2 – Nova configuração para posicionar texto da viga
OBS: Esta configuração já existia para os pilares. Neste caso, os critérios foram apenas aprimorados, evitando a sobreposição com todos os textos da forma e criando a indicação, quando necessária.

Figura 3 – Planta de formas com a posição do texto de vigas otimizada
Por fim, nesta etapa foram incluídas mais duas otimizações, mas agora referentes aos cortes:
- Ajustes na posição das cotas dos cortes das vigas, que antes ficavam sobrepostos em alguns casos;
- Possibilidade de interromper a linha de corte.

Figura 4 – Configuração para interromper linha de corte na forma

Figura 5 – Planta de formas nas versões anteriores: textos de cotas sobrepostos e linha de corte contínua

Figura 6 – Planta de formas na versão atual: textos de cotas ajustados e linha de corte interrompida
Comentários
8 respostas para “Otimização da planta de formas”
Legal perco bastante tempo com a forma ainda. Uma outra coisa que sugiro é integrar a forma das vigas baldrames com a locação de blocos, tratando o encontro dos dois e hachuriando tudo, até tem a opção de desenhar a fundação na forma, mas as vigas continua sem cortes na posição dos blocos, dessa forma fica irreal. Pois geralmente o costume por aqui é montar as formas do bloco de fundação nivelado com as vigas baldrames e após colocar todas as armaduras concreta-se tudo junto.
Boa tarde Cirilo,
Estamos trabalhando nisso neste primeiro semestre de 2018. Se desejar, pode enviar exemplo da solução para melhor análise.
Cirilo, isso é uma prática comum em SC também. É muito interessante a sua solicitação.
Creio que será inevitável que tenhamos um tratamento espacial das vigas no nível da fundação no Eberick, principalmente quando precisamos fazer o lançamento de vigas de equilíbrio para corrigir erros de estaqueamento.
Correção: especial
Boa noite
Seria possível as cotas virem em centímetros e as elevações nos cortes e outros elementos virem em metros, trabalhar com duas unidades diferentes dentro da mesma prancha, ficando a critério do usuário a escolha da unidade para cotas e elevações. Ao meu ver parece uma implementação muito simples e a muito tempo solicitada.
Estamos habituado falar elevações em metros e nem sempre, quase que nunca, em centímetros, parece que soa estranho.
Abs.
Robson
Boa tarde Robson,
Novas opções para unidades de medidas não está previsto para este ano. *
Gostei bastante do novo aprimoramento, mas gostaria de pedir uma opção de manter o texto da cota sempre no meio das linhas de chamada.
Aproveitando que estão fazendo aprimoramentos gráficos, gostaria de pedir, em nome de todos, que resolvam de uma vez por todas o antigo erro de apoios sobrepostos. Não há mais desculpa para esse erro inaceitável e inexplicável continuar existindo! É muito comum que vigas fiquem parcialmente apoiadas em pilares, amigos! Chegou a hora de consertar isso, não acham?
Aproveitando o tema … planta de formas … me deparei com uma funcionalidade (no TEKLA) que permite gerar (automaticmente!) as projecoes verticais (e horizontais) do portico da estrutura ao longo de cada linha do grid de locacao das fundacoes. Em anexo, a caixa de dialogo que cria cada corte em elevacao, ao longo de dos planos vertical YZ e XZ (e, horizontal = XY que o eberick ja faz …). Eu acho uma boa ideia.
Anexo: ElevacaoPorLocacao.png