AltoQi

Ferramentas de navegação no modelo 3D

Escrito em 24 de jan de 2018 por: , na categoria: Novos recursos, Release 1

Com o intuito de otimizar a navegação no pórtico 3D foi desenvolvido um novo recurso para andar pela edificação, além de terem sido tratados os critérios das ferramentas de rotação e deslocamento do pórtico. Estes recursos dão continuidade a uma série de melhorias que vêm sendo implementadas no pórtico 3D, cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento de ferramentas que possibilitem o uso do modelo BIM em seus projetos.

Figura 1 – Comandos Deslocar e Rotacionar das versões anteriores

Figura 2 – Novos comandos para navegação no pórtico 3D

O comando Deslocar manterá o comportamento das versões anteriores, permitindo mover o desenho em qualquer direção.

O comando Rotacionar tomará como referência um ponto específico, a partir do qual o observador rotacionará ao seu redor. Nas versões anteriores essa referência era fixa e correspondia ao centro do modelo, e por esta razão você perceberá facilmente a diferença ao utilizar esta ferramenta.

Por fim, como o nome sugere, o comando “Andar” deve ser utilizado para navegar no projeto como se você estivesse caminhando através dele. Basta ativar o comando, manter pressionado o botão esquerdo do mouse e direcioná-lo para onde se deseja caminhar. Em relação à translação e rotação, passarão a ocorrer da câmera em relação ao seu próprio eixo, como se você fosse o centro e estivesse caminhando e rotacionando em sua volta.

Figura 3 – Ponto de referência para os comandos Rotacionar e Andar

Se você gostou do conteúdo acima leia também

Comentários

9 respostas para “Ferramentas de navegação no modelo 3D”

  1. ROGER SCAPINI MARQUES disse:

    Quero parabenizar a equipe de desenvolvimento. O comando de passear está com um funcionamento muito intuitivo e suave! A opção rotacionar ainda pode melhorar um pouquinho, centralizando mais no centro da vista, porém melhorou demais.

    Quero agradecer muito, pois finalmente arrumaram o comando de vistas ortogonias! Ufa, foram mais de 10 anos pedindo, mas agora consegui que me escutassem.

  2. ROGER SCAPINI MARQUES disse:

    Vou pedir para que levem em consideração essas duas solicitações:
    1-Exibição gráfica das cargas de parede como elementos de alvenaria em 3D. Isso facilitaria demais a conferência.
    2-Possibilidade de importar uma geometria 3D para podermos fazer a compatibilização no Eberick.

    • Engº Ronaldo Parisenti disse:

      Boa tarde Roger,
      1 – Exibição das paredes não prevista para este ano. Contudo, deve ocorrer no decorrer dos projetos.*
      2 – Estamos trabalhando nisso. Previsão para este ano.

      *Pedido registrado.
      As sugestões aumentam de prioridade de acordo com o número de pedidos.

      • JEANCARLO RIBAS disse:

        A exibição das paredes em 3D após o lançamento ajudaria sobremaneira a conferência dos lançamentos. Incluiria a possibilidade de “linkar” a altura da parede com o fundo da viga do pavimento superior (em casos de alterações de seções ou altura dos pavimentos reduziria bastante o retrabalho).

        • JOSE CARPES ESPINDOLA disse:

          Alguma previsão para modelagem em 3D?

          • Engº Ronaldo Parisenti disse:

            Boa tarde Jeancarlos e Jose
            Para este projeto Next estão sendo trabalhados a importação de elementos IFC/BIM (sem incluir grandes novidades no lançamento). Para o segundo semestre de 2018 e nos anos seguintes, devemos ter mais novidades para facilitar o lançamento da estrutura – o objetivo será usar mais as informações dos modelos com inteligencia (BIM) que agora passam a ser feitos por outras disciplinas, incluindo a arquitetura. Não está previsto necessariamente lançar elementos em 3D (nem sempre será o modo mais fácil), porém é provável que nos próximos anos, possamos ter uma experiência melhor na forma de lançar… aproveitando-se mais da interoperabilidade de projetos, já que as diversas disciplinas da construção estão melhorando suas ferramentas e sua comunicação.

  3. ACASSIO CENSI MORISHITA disse:

    Agora ao entrar no pórtico 3D o programa já cai automaticamente no modo “órbita” e não tenho q ficar procurar o ícone toda hora evitando milhões de cliques …. esse foi um recurso q eu solicitei no next anterior, obrigado por atender meu pedido.

  4. ANTONIO CARLOS BEZERRA DA COSTA disse:

    Utilizo os sistemas da AltoQi desde antes do lançamento do Eberick. Sigo sua evolução desde então e comprovo o salto de qualidade evidente nas últimas versões, sobretudo, a partir do Projeto NEXT. Parabéns à todos.

  5. FABIO MASSIGNANI disse:

    Venho solicitar na visualização do 3d de forma a acompanhar o lançamento da estrutura.
    Para simultaneamente fazer o lançamento numa tela e acompanhar o 3d sendo gerado em outra.

Deixe uma resposta