AltoQi

Geração automática da planta baixa a partir do modelo BIM IFC

Escrito em 04 de maio de 2018 por: , na categoria: Novos recursos, Release 4

A fim de aprimorar cada vez mais o fluxo de projetos em BIM utilizando as soluções de interoperabilidade de importação e exportação IFC, está em  desenvolvimento um recurso que permite efetuar a representação de modelos 3D externos (Q3D ou IFC) em 2D. Com isso, torna-se possível utilizá-los como referência externa na execução dos projetos no Eberick e QiBuilder.

Esse recurso deve permitir, por exemplo, a importação do modelo arquitetônico no formato IFC e, a partir da extração de um “corte” no modelo 3D, a obtenção automática das plantas de referência 2D de cada pavimento da edificação (será possível escolher as alturas dos planos horizontais). Outro ganho na etapa de preparação do projeto é de não precisar efetuar a conversão da escala e posicionamento da origem, visto que será realizado de forma automática com base nas informações do modelo.

Figura 1 – Geração automática da planta baixa a partir do modelo IFC

Essa funcionalidade permitirá a importação de diversas disciplinas de projeto, com o intuito de usá-las como referência para de lançamento e verificações de interferências (passagem da fiação elétrica e tubulação hidráulica, por exemplo). A partir desta funcionalidade é esperado que o projetista tenha maior facilidade para trabalhar de forma integrada com as disciplinas da construção e, assim, consiga maior assertividade no projeto final da estrutura.

OBS: Caso deseja utilizar o conceito da arquitetura a partir da importação de um arquivo DWG/DXF, os recursos continuam funcionando normalmente no programa (as soluções podem ser utilizadas de modo complementar).

Na figura abaixo é possível verificar a organização do projeto contendo as referências externas da arquitetura e do projeto hidráulico no pavimento Térreo (obtidos a partir dos Modelos 3D).

Figura 2 – Árvore de projetos da edificação

Por fim, salientamos que o recurso está em processo de desenvolvimento, e tem previsão de ser liberado para a versão 2019 (lançamento a partir do segundo semestre).

Se você gostou do conteúdo acima leia também

Comentários

7 respostas para “Geração automática da planta baixa a partir do modelo BIM IFC”

  1. THIAGO ARAUJO MACEDO disse:

    Vemos que o Eberick vem evoluindo a passos largos! Ótima função para quem tem clientes arquitetos que já trabalham com BIM.
    Parabéns à equipe de desenvolvimento da AltoQI, vocês são extremamente competentes!

  2. RENATO AURELIO CAPURUÇO COSTA disse:

    PessoALL… voltando àquele tema antigo, Tela Soldada vs. malha base, já que estamos vendo antigas soliciitações sendo atendidas… do jeito que está hoje, não podemos nem cadastrar tipos de malha baseados nos rolos de tela soldada comerciais existentes no mercado. Qual a previsāo de atualização/modernização na funcionalidade de malha base e/ou desenvolvimento de um novo mód. dedicado à tela soldada ? Poderiam comentar mais a respeito, pois BIM é muito bom mas a vida prática continua dependendo de soluções mais, digamos, usuais…

  3. RAFAEL MARTINS ZAFALAN disse:

    Cara agora só falta eles lançarem algo para metálica. O Software esta ficando muito bom!

  4. GIMAS LUSA disse:

    Eberick cada vez melhor. A anos estou esperando que o Eberick faça dimensionamento e detalhamento de estruturas metálicas, irão tomar conta do mercado.

Deixe uma resposta