AltoQi

Importador IFC – Parte 1

Escrito em 06 de fev de 2018 por: , na categoria: Em desenvolvimento, Novos recursos, Release 2

A evolução e adesão do conceito BIM está cada vez mais presente na realidade dos projetistas de estruturas e instalações prediais, e vem acompanhada de mudanças de processos e conceitos no fluxo de trabalho.

Há uma quebra de paradigma em que prevalecia o modelo 2D como única referência, para uma nova forma associada a uma representação 3D da edificação mais realista e integrada, representando todas as disciplinas.

Alinhado à evolução contínua do fluxo de projeto em BIM e a integração entre todas as disciplinas da edificação, estamos desenvolvendo a importação de arquivos IFC no Eberick e no QiBuilder. Este recurso permitirá visualizar, de forma tridimensional, as disciplinas desenvolvidas em outras plataformas BIM, possibilitando a aplicação do workflow BIM. Com este novo recurso você poderá importar os modelos das disciplinas envolvidas, destacando a importação do modelo arquitetônico, que proporcionará maior assertividade nos lançamentos, identificação de inconsistências, tomadas de decisão e a resolução de problemas ainda na fase de concepção dos projetos no Eberick, tornando o projeto muito mais preciso e realista, se comparado ao uso do desenho da arquitetura em 2D como referência.

Nessa primeira etapa prevista para versão 2018 – 02, você poderá efetuar a importação do modelo IFC externo e, ao gerar a visualização 3D, o modelo estrutural criado no Eberick estará integrado com o modelo externo importado, proporcionado uma análise conjunta dos projetos envolvidos.

Figura 1 – Importando o arquivo IFC no Eberick

Na etapa futura de desenvolvimento deste recurso será previsto que a partir da importação da arquitetura em IFC, esta seja utilizada como referência para o lançamento dos elementos estruturais. No entanto, ainda é uma alternativa a importação dos desenhos 2D da arquitetura, podendo ser utilizados no croqui do pavimento (2D) e na visualização 3D. Vale destacar que a importação da arquitetura em IFC também será útil no desenvolvimento de outros recursos, como análise automática de interferências (Clash) e colaboração através de arquivos BCF ( BIM Collaboration Format).

Devido à complexidade do recurso e à diversidade de elementos que compõem o modelo IFC, nesta primeira etapa alguns elementos do modelo importado podem não ser reconhecidos. Neste caso é recomendável que você entre em contato, para que possamos mapear esses elementos. A partir disso poderemos realizar ajustes no desenvolvimento das próximas etapas do recurso, o que permitirá importar o modelo de forma mais completa possível.

Se você gostou do conteúdo acima leia também

Comentários

5 respostas para “Importador IFC – Parte 1”

  1. DANIEL FERNANDO CAGOL disse:

    boa noite! Ótimo recurso, aonde estaria disponível , pois no meu Eberick 2018 next , não possui esta opção, no caso posso exportar arquivos do revit e verificar as interferências construtivas e já fazer os ajustes no Eberick? grato pela atenção

    • Engº Ronaldo Parisenti disse:

      Boa noite Daniel,
      A opção de importação IFC estará disponível na versão 2018-02 (previsto para ser liberada no final de fevereiro/2018).
      Este recurso permitirá ler arquivos tipo “IFC” – o Revit permite exportar seus arquivos para o formato IFC e então este poderá ser lido no Eberick.

      A partir da importação do modelo 3D acima, visualmente poderá verificar interferências. Certamente há muito o que avançar nesta linha de trabalho (projetos de diferentes disciplinas trabalhando de maneira integrada de maneira cada vez mais fácil e prática) e estamos trabalhando nisso.

  2. ROGER SCAPINI MARQUES disse:

    Excelente. Recurso tão esperado que a tal quebra de paradigma se tornou coisa comum.

    Seria interessante que pudéssemos importar modelos 3d simples, para simples visualização.

    Mais uma vez, solicito que o problema dos apoios sobrepostos seja resolvido no modelador. É inadmissível que o detalhamento saia errado para uma situação tão comum de projeto e obra. Muitos usuários mandam os detalhes de vigas para a obra incorretos sem saber disso!

  3. […] cada vez mais o fluxo de projetos em BIM utilizando as soluções de interoperabilidade de importação e exportação IFC, está em  desenvolvimento um recurso que permite efetuar a representação de […]

Deixe uma resposta