AltoQi

Nova interface gráfica com ribbons

Escrito em 12 de jul de 2018 por: , na categoria: Novos recursos, Release 4

Agora é oficial! Conforme informamos no post Nova interface gráfica do Eberick – Preview, ao longo deste projeto Next foi implementada a nova interface gráfica do Eberick com ribbons, dando continuidade às atualizações das tecnologias do programa que foram iniciadas no Eberick 2018.

A atualização da interface tornou o programa nitidamente mais moderno e com visual mais elegante. Algumas estruturas já foram lançadas na versão com ribbons, com o intuito de avaliar a usabilidade do programa no novo modelo. Como resultado destas experiências obtivemos respostas bastante positivas de que o uso do programa ficou muito mais agradável e intuitivo. Além disso, o novo modelo ficou bastante semelhante ao do QiBuilder, uniformizando a usabilidade dos dois softwares e acompanhando a tendência mundial de desenvolvimento de softwares.

A implementação de uma nova interface demandou grandes investimentos por parte da AltoQi, pois foram necessárias importantes alterações no código do programa, que por sua vez é bastante complexo. Centenas de testes foram necessários ao longo do desenvolvimento da nova interface, de forma a assegurar o funcionamento adequado do programa a partir do novo modelo. Mesmo sabendo da necessidade de todo este esforço, a empresa apostou nesta atualização de tecnologia, pois acreditamos que agregará diversos benefícios para o seu trabalho e estamos certos de que você terá esta mesma sensação. Hoje nos sentimos satisfeitos em poder apresentar o resultado deste trabalho e compartilhamos, finalmente, algumas das ribbons criadas:

Figura 1 – Nova interface gráfica do Eberick – Ribbon “Lançamento”

Figura 2 – Nova interface gráfica do Eberick – Ribbon “Estrutura”

Figura 3 – Nova interface gráfica do Eberick – Ribbon “Modelo”

Figura 4 – Nova interface gráfica do Eberick – Ribbon “Operações”

Vale destacar que apesar da interface gráfica do Eberick ter sido atualizada, o funcionamento dos comandos permanece o mesmo. Além disso, é provável que seja necessário realizar melhorias futuras, que poderão ser detectadas a partir de feedbacks do uso mais efetivo do programa.

A nova interface estará disponível no próximo release (previsto para liberação entre agosto e setembro). Portanto, neste release não estará mais disponível a interface das versões anteriores (este novo release contará apenas com a nova interface com ribbons). O Release 4 estará disponível para participantes do projeto Next independente de adquirir a nova versão (para uso até 3 meses após o lançamento do release). Após este período, se você optar por migrar para a versão 2019, você permanecerá com a interface com ribbons; caso contrário (se você mantiver apenas a versão 2018) voltará a utilizar a interface anterior.

Se você gostou do conteúdo acima leia também

Comentários

18 respostas para “Nova interface gráfica com ribbons”

  1. AGNALDO DA COSTA MAURICIO disse:

    Olá Engª Micheli, parabéns por mais uma inovação!
    Só uma dúvida: o release 4 é a última etapa do projeto next, ou seja, já o lançamento definitivo da versão 2019?
    Grato

  2. RENATO AURELIO CAPURUÇO COSTA disse:

    E impressionante como uma roupagem nova faz bem … excelente melhoria!

  3. AGLIBERTO DE ARAUJO COSTA disse:

    Realmente, é incrível como podemos ver neste post, a qualidade da nova interface de utilização do software.
    Já estávamos sentindo a qualidade da operacionalidade do sistema nesses releases efetuados, e, acreditamos que o release 4 com certeza nos proporcionará mais conforto e segurança nos nossos projetos e verificações estruturais.
    Estamos ansiosos para utilizarmos….
    Parabéns mais uma vez à esta equipe.

  4. AREFFY LUIS CARDOSO LIMA disse:

    Parabéns pelo avanço! Com essa mudança na interface gráfica foi resolvido o problema de zoom do Windows 10? Quem tem notebook com tela de resolução maior precisa habilitar a opção sem zoom para poder utilizar as janelas do Eberick (o que resulta em tamanhos bem pequenos dos ícones e fontes para telas menores), e caso utilize a opção com zoom acima de 100% não há o ajuste dos botões nas janelas do programa (problema já relatado em posts anteriores pelos colegas).

  5. MARCUS VINICIUS FERREIRA VERGA disse:

    Na parte “ficará disponível para uso até 3 meses após o lançamento do release” seria 3 meses após o lançamento do release ou do lançamento da nova versão 2019?

    Atenciosamente.

    • Engª Micheli M Mohr Koerich disse:

      Bom dia, Marcus! O release 4 do Eberick Next coincide com a liberação da versão 2019, ou seja, o release 4 e a versão 2019 são a mesma versão. Portanto, os 3 meses que comentei referem-se tanto à liberação do release 4 quanto ao lançamento do Eberick 2019.

  6. ROGER SCAPINI MARQUES disse:

    Interessante o novo visual. Poderemos adicionar barras de ferramentas personalizadas?

    Quero saber se ao usar os comandos Pavimento acima/Pavimento abaixo, haverá uma transição suave entre os pavimentos. Porque a interface atual dá uma travada cada vez que usamos esses comandos, pois tem que fechar a tela atual e depois abrir uma nova tela.

    • Engª Micheli M Mohr Koerich disse:

      Bom dia, Roger! A interface com ribbon não permite adicionar barras personalizadas.
      Em relação aos comandos “Pavimento acima” e “Pavimento abaixo” está mais suave sim. Na nova interface tivemos algumas melhorias na usabilidade do programa de um modo geral. Usuários experientes, como é o seu caso, provavelmente sentirão essas diferenças. Por favor, depois que você testar nos retorne comentando se notou essas diferenças (release 4 deve estar no site entre agosto e setembro).

  7. EMANUEL DANTAS DA SILVA disse:

    Os itens de configuração e funcionamento dos mesmo permanece iguais? Há somente modificação na interface de como são apresentados?

  8. VITOR MADUREIRA NOVO disse:

    Qual a dificuldade em manter também a interface antiga para quem preferir, como outros programas fazem? Não gosto de usar nenhum programa com ribbons e sempre troco para o estilo clássico. Não poder ter suas barras de ferramentas personalizar é muito ruim.

    • Engº Ronaldo Parisenti disse:

      Boa tarde Vitor,
      É possível manter a interface antiga, porém, dentre outras situações, há um pequeno aumento no custo de desenvolvimento. Por exemplo, ao criar um novo recurso, pode ser necessário criar duas interfaces exigindo mais tempo para desenvolver e testar um mesmo recurso.
      Anotamos a sugestão para melhorar/oferecer personalização da interface.

      • VITOR MADUREIRA NOVO disse:

        Entendo essa dificuldade.
        Usando ribbons praticamento tudo que você faria com apenas um clique pois tinha as barras de ferramentas todas na tela precisa de dois cliques e para telas pequenas, notebooks por exemplo, as ribbons ocupam muito mais espaço.

Deixe uma resposta