AltoQi

Nova interface gráfica do Eberick – Preview

Escrito em 02 de abr de 2018 por: , na categoria: Novos recursos, Release 4

Conforme comentado nos posts anteriores (post Diretrizes Eberick 2018 Next), é com grande satisfação que divulgamos hoje, em primeira mão, a nova interface gráfica do Eberick. A implementação da nova interface objetiva primordialmente continuar com a série de atualizações nas tecnologias do programa, que iniciaram na última versão do Eberick com a versão 64 bits e com as melhorias no algoritmo de processamento de vigas e pilares, entre outras. A atualização da interface também tem o intuito de tornar a usabilidade do programa ainda mais ágil, com a criação de ribbons e consequente redução na quantidade de clicks necessários para a execução de comandos de um modo geral. Além disso o novo modelo é bastante semelhante ao do QiBuilder, uniformizando a usabilidade dos dois softwares.

Veja a seguir uma prévia de como será o novo visual do programa:

Figura 1 – Janela do pórtico 3D com a nova interface gráfica do Eberick (alguns ícones ainda poderão ser alterados)

Figura 2 – Nova interface gráfica do Eberick (alguns ícones ainda poderão ser alterados)

As imagens acima foram extraídas de uma versão interna do programa ainda em fase de desenvolvimento, por isso alguns ícones ainda poderão sofrer alterações.

Vale destacar que apesar da interface gráfica do Eberick ter sido atualizada, o funcionamento dos comandos disponíveis no programa nos diálogos permanece o mesmo.

A previsão de liberação de uma versão do Eberick com interface Ribbon é para o Release 4 (início do 2º semestre de 2018).

Você gostou da nova interface do programa? Deixe seu comentário e participe do projeto next!

Se você gostou do conteúdo acima leia também

Comentários

31 respostas para “Nova interface gráfica do Eberick – Preview”

  1. PERCI ODEBRECHT ENG E CONS S/C LTDA disse:

    Extremamente importante a uniformização visual dos comandos dos diversos aplicativos.
    Facilita a busca dos comandos.

  2. IVAN BUENO disse:

    Excelente novidade. É algo que eu e tantos outros reivindicamos há tempos. Gostei da prévia e acho que o Eberick ganhará muito com isso. Já era tempo.

  3. AGLIBERTO DE ARAUJO COSTA disse:

    Realmente recebemos uma excelente noticia.Podemos afirmar que,dentro da proposta cada vez mais arrojada e moderna desta equipe,teremos maravilhas chegando brevemente.Parabens.

  4. TARCISIO CARVALHO ESPINOLA disse:

    Excelente! Espero que ocorram também melhorias no ambiente CAD do Eberick, deixando-o semelhante ao do Qibuilder, que é bem mais completo.

  5. CIRILO DE ALEXANDRIA ALMEIDA JR. disse:

    Muito bom, interface bonita e aparentemente funcional…

  6. RENATO AURELIO CAPURUÇO COSTA disse:

    É isso aí!!! Evolução no eberick chegando … ótima implementação. Esperada ….

  7. JOAO MARCOS KOSTECZKA disse:

    Muito bom, pena que o remédio de vocês está sempre sendo
    dado a conta gotas né?

  8. ANDRE LUIZ CANDIDO disse:

    Muito boa essa nova interface, parabéns. Aproveitando o gancho da planta de forma do exemplo acima de um prédio espelhado pelo eixo, para reafirmar uma reivindicação antiga, que é a de que haja a possibilidade de se igualar elementos ( Vigas, Pilares e Lajes ), diminuindo assim a quantidade de detalhamentos do projeto.

    • RENATO AURELIO CAPURUÇO COSTA disse:

      Em uma edificação simétrica, a maioria, tais “igualações” são importantíssimas. Deveria haver a possibilidade de igualar prumadas de pilares, vigas e lajes opostas, escolhendo-as manualmente (pela armadura gerada pela peça de maior esforço, pior caso). Teríamos no detalhamento algo como P1=P4=P8=P12, ou V1=V5=V10=V15, etc.

      Muito melhor recurso do que ficar desenvolvendo aquela funcionalidade de “otimização de custos” …

  9. ROGER SCAPINI MARQUES disse:

    Tá bonito, apesar de reduzir significativamente o tamanho da tela para quem trabalha com notebook. Gostaria de pontuar três coisas:
    1-A NOVA INTERFACE DEVERIA PERMITIR A PERSONALIZAÇÃO;
    2-A NOVA INTERFACE DEVERIA PERMITIR A UTILIZAÇÃO DE ÍCONES PEQUENOS;
    3-JÁ ARRUMARAM O PROBLEMA DOS APOIOS SOBREPOSTOS???

  10. ROGER SCAPINI MARQUES disse:

    O que me incomoda profundamente nessas interfaces ribbon é que há comandos que são comuns a todas as etapas que de repente me obrigam a ter que entrar num menu específico para acessá-los. Isso é profundamente IRRITANTE. Posso citar como exemplo o botão “Concluir Edição” do QiBuilder. Eu preciso entrar primeiro no menu Elementos, para então executar uma ação que deveria ter um ícone comum a todos os menus! Por essa razão, defendo que a interface RIbbon deve permitir a personalização, senão é apenas uma mudança estética que não faz muita diferença. Nem no AutoCAD eu uso essa coisa, por causa da redução da tela, porque é complicado de personalizar, e porque preciso ficar alternando os menus para acessar comandos que deveriam estar em um lugar fixo.

    • FABIO CHRISTIAN DE OLIVEIRA MARTINS VARELLA disse:

      Faço coro ao pedido do Roger a essa solicitação. Faço a edição de todas as pranchas sempre no QiBuilder e é, realmente, muito irritante, ao finalizar a edição de alguma armadura, “procurar” o botão “Concluir Edição” no menu. Considerem que em um projeto mediano temos centenas de elementos e “procurar” o botão “Concluir Edição” centenas de vezes a cada projeto gera um desconforto enorme acumulado dentro de nossa rotina de trabalho.

      Outra coisa que eu gostaria de solicitar, seria para que no caso de alternar as abas entre essas novas janelas permitam a possibilidade de associar algum atalho a essa alternância entre as mesmas. No QiBuilder não há mais a possibilidade de se alternar as janelas e a necessidade de se fazer isso clicando nas abas é péssimo e contra-produtivo. Antigamente o Ctrl + F6 resolvia o problema. Hoje em dia, utilizando uma convenção de todos os navegadores web, é comum o uso do Ctrl + Page Up / Ctrl + Page Down para realizar essa alternância.

      • Engº Ronaldo Parisenti disse:

        Boa tarde Fabio e Roger,
        Quando está “dentro” de um detalhamento (editando), pode-se fechá-lo clicando no “X” da janela ativa (tem o mesmo efeito de clicar no botão “Concluir edição”). Espero que ajude.

    • RENATO AURELIO CAPURUÇO COSTA disse:

      Eu entendo e concordo. Mas gostaria de adiantar que para quem usa um notebook com tela sensível, o menu ribbon ajuda demais …. é trabalho com as duas mãos, a esquerda acessando o menu ribbon com o toque de tela, e não apenas mouse com a direita. Essa interface é muito esperada.

    • EDUARDO JOSE DE SOUZA disse:

      Esta questão também me incomoda muito em interfaces ribbons, inclusive a do QI.
      Espero que seja personalizável, caso não seja, não irei atualizar

  11. DAVID ASSIS DE SOUSA disse:

    Caros,
    bom dia.

    Os menus Ribbons são umas evolução natural do programa. Eu ainda não sei se vou gostar, mas de uma coisa eu tenho certeza, vai ser melhor do que ficar procurando toda hora onde os botões estão, uma vez que na versão atual eles ficam correndo de mim.

    MAS sabe o que seria muito bom mesmo nessa nova interface, a possibilidade de trabalhar com dois monitores. Eberick é um programa cheio de janelas, o que não tem nada de errado, mas não consigo abrir por exemplo uma janela de dimensionamento em um monitor e o croqui em outro.

    Eu já registrei minha sugestão no suporte, mas estou postanto esse comentário com o objetivo de mais pessoas verem e também registrar.

    Att,

    David

  12. MARCUS VINICIUS FERREIRA VERGA disse:

    Fiquei muito feliz com esta nova implementação no software, realmente estava precisando de uma repaginada em seu design. Parabéns! ansioso para poder usar os ribbons.

  13. THIAGO ARAUJO MACEDO disse:

    Finalmente a interface do Eberick vai ganhar uma repaginada!
    Uma das poucas coisas que eu ainda achava melhor no concorrente [editado] era a presença do modelo VI de cálculo e a interface mais moderna.
    Agora só falta um editor de ferros tão eficiente quanto, e o concorrente [editado] ficará comendo poeira! Parabéns ao time de desenvolvimento, vocês vêm desenvolvendo um trabalho EXCEPCIONAL, e extremamente rápido!

  14. RICARDO SATOSHI TAKAHASHI disse:

    Muito interessante essa interface.
    Seria legal um dia eu poder abrir o qibuilder e o eberick estar “embutido” lançando a edificação apenas uma vez.

  15. RENATO AURELIO CAPURUÇO COSTA disse:

    Estava olhando (e analisando) a Figura 1 … os elementos BIM … e também a parte gráfica 3D … deve estar dando um trabalho enorme de desenvolvimento … é um esforço e investimento de bastidores que não está passando desapercebido. Para a realidade usual brasileira, creio que o sistema está ficando acima das minhas expectativas. Quem está entrando na profissão agora nem tem idéia de como se chegou aqui … Renome meus votos de parabéns e sucesso à equipe.

  16. CICERO THIAGO FIGUEIREDO DE ARAUJO disse:

    Excelente implemento!
    Gostaria também que resolvessem os problemas relacionados ao uso em monitores de resolução 4K. Algumas funcionalidades ficam sobrepostas ou o acesso ao menu rápido fica impossível, mesmo alterando a escada do Windows (150% ou superior).
    Faço coro também ao botão “concluir edição” que deveria ser de fácil acesso.
    O ambiente CAD também poderia se aproximar mais ao Qibuilder. E este, que já é bom, poderia ser ainda melhor, se aproximando um pouco do dinamismo dos outros programas CAD do mercado.
    Parabéns a todos!

  17. CONSOLIDA ENGENHARIA E ASSESSORIA LTDA - EPP disse:

    Ótima implementação, poderiam aproveitar e possibilitar a edição da armadura, pelo editor de armaduras, já integrado ao próprio eberick, ao abrir um detalhamento aparecer as abas do Qi Editor, seria uma ótima adição.
    Um outro exemplo seria ao gerar formas, já poder utilizar editar a forma como dentro do Qi Editor de armaduras seria uma agilização no processo.

    Além disso, conforme vários comentários acima, possibilitar a personalização de ícones fixos na barra de tarefa é algo fundamental para melhorar a interface ribbons.

  18. BORIS CASANOVA SOKOLOVICZ disse:

    Qual a previsão de liberação do Release 3?

  19. TESE TERESOPOLIS SERVIÇOS DE ENGENHARIA LTDA disse:

    Concordo com o Roger. Se não puder personalizar as Ribbons fica muito improdutivo! Uso alguns comando que não estão na Ribbon atual e toda hora tenho que ficar mudando, comando medir, por exemplo.
    Apesar de “ultrapassada” a interface do Qicad era muito mais prática, tudo na mesma tela!
    O ideal mesmo era tudo ser dentro do mesmo programa, o builder trabalhaando dentro do eberick, com a mesma interface.
    Sonho meu, quem sabe um dia!
    Parabéns à equipe

  20. C S C ENGENHARIA LTDA EPP disse:

    Uma sugestão que gostaria de colocar é a possibilidade de inserir código SINAPI ou algum código que identifique o material na lista de materiais.
    Falo isso pois há casos de forma com pé-direito duplo e simples e acho mais fácil fazer essa diferenciação no momento da modelagem.

  21. RENATO AURELIO CAPURUÇO COSTA disse:

    Há boatos pela internet se referindo à nova versão do Eberick como QiEberick. Eu não acho uma má idéia … 😉

  22. EMANUEL DANTAS DA SILVA disse:

    Haverá uma nova interface ou melhoria nos comandos de impressão dos projetos de dentro do próprio Eberick?

    • Engº Ronaldo Parisenti disse:

      Bom dia Emanuel,
      Não está sendo feita modificações em recursos de impressão do Eberick. Aproveitando a pergunta, há alguma necessidade específica?
      Pergunto também se já usa o QiBuilder (Editor de Armaduras) onde há alguns recursos a mais de impressão em relação ao Eberick.

  23. F ABREU ENGENHARIA DE PROJETOS LTDA - EPP disse:

    Parabéns à equipe pelo trabalho incansável e que nos renderá bons frutos.

Deixe uma resposta